Na Solenidade de Pentecostes, o Papa Gregório V nomeia nove bispos para a Santa Igreja
Salão Paulo VI – Vaticano – Neste dia 08 de junho de 2025, Solenidade de Pentecostes, em um clima de profunda oração, júbilo e renovação espiritual, o Santo Padre Gregório V, Sucessor do Apóstolo Pedro, presidiu a Catequese Dominical no Salão Paulo VI, na qual foram anunciadas as nomeações de nove novos bispos para diversas Igrejas Particulares do mundo, sinal visível da ação do Espírito Santo que continua a reger e santificar a Igreja de Cristo.
Assim como no dia de Pentecostes os Apóstolos foram enviados a todas as nações, hoje a Igreja envia novos pastores para conduzirem o povo de Deus com sabedoria, zelo e santidade, os novos bispos são chamados a ser homens do Espírito, defensores da fé apostólica, construtores da comunhão e testemunhas da caridade pastoral.
Os nove novos bispos nomeados por Sua Santidade Gregório V:
Dom Lucas Tristan, nomeado 1º Bispo Diocesano de Nova York, para guiar a recém-erigida diocese com espírito missionário, no coração de uma das maiores metrópoles do mundo.
Dom Dayvison Ricardo, nomeado 1º Bispo Diocesano de Paris, enviado à capital da França para fortalecer a nova organização eclesiástica e acompanhar o renascimento espiritual naquela terra marcada por grandes santos.
Dom Ítalo Silva, nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, na amada nação brasileira, para colaborar com ardor no serviço pastoral da Diocese da capital federal.
Dom Gabriel Mendes, nomeado Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia, na Diocese do Brasil, onde a fé chegou e frutificou desde os tempos coloniais.
Dom Ryan Rosa, nomeado Bispo Auxiliar de Aparecida, para servir junto ao Santuário Nacional, sob o olhar terno da Padroeira do Brasil.
Monsenhor Lucas Marques, nomeado Bispo Auxiliar de Paris, enviado como fiel colaborador ao novo bispado parisiense, fortalecendo a missão evangelizadora em solo francês.
Monsenhor Kayo Henrique, nomeado Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, para servir com ardor missionário na metrópole carioca, berço de intensa vida pastoral.
Monsenhor Diego Anderson, nomeado Bispo Auxiliar de Nova York, chamado a cooperar na construção e solidificação da nova diocese norte-americana.
Dom José Roberto, nomeado Bispo Auxiliar de Leiria-Fátima, em Portugal, para servir na terra abençoada pelas aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.
“O Espírito sopra onde quer” (Jo 3,8)
Esta Solenidade de Pentecostes ficará marcada na história da Igreja como um novo cenáculo, onde o Espírito Santo infundiu com abundância dons e carismas sobre os novos eleitos. A Igreja, maternal e missionária, rejubila-se com a coragem destes pastores que, unidos a Cristo, Bom Pastor, se dispõem a dar a vida pelas ovelhas.
“Veni, Sancte Spiritus!”
Que o fogo de Pentecostes inflame estes novos bispos com amor, sabedoria e coragem apostólica para a glória de Deus e a edificação do seu povo santo.
Postar um comentário