Cinco Novos Sucessores dos Apóstolos: Papa Gregório V Preside Solene Sagração Episcopal na Arquibasílica de Latrão
Em clima de profunda oração e júbilo eclesial, no dia 28 de junho de 2025, véspera da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, a Igreja celebrou na Arquibasílica Papal do Santíssimo Salvador, de São João Batista e São João Evangelista em Latrão — a Catedral do Papa — a Sagrada Sagração Episcopal de cinco novos bispos, nomeados solenemente por Sua Santidade o Papa Gregório V no último dia 08 de junho, durante a Solenidade de Pentecostes, no Salão Paulo VI.
A solene liturgia, revestida de grande dignidade apostólica e fervor espiritual, foi presidida pelo Santo Padre Gregório V, Sucessor de Pedro, que pessoalmente conduziu o rito da sagração, destacando a continuidade apostólica que liga os novos bispos à missão confiada por Cristo aos Apóstolos. Foram co-sagrantes principais o Eminentíssimo Senhor Dom Ryan Victor Cardeal Honorio, Bispo Diocesano de Brasília, e o Eminentíssimo Senhor Dom Gustavo Cardeal Paes, Prefeito do Dicastério para os Bispos e Residende de Roma.
Receberam a plenitude do Sacramento da Ordem os seguintes eleitos:
Dom Ítalo Silva, nomeado Bispo Auxiliar de Brasília;
Dom Gabriel Mendes, nomeado Bispo Auxiliar de Salvador da Bahia;
Dom Dayvison Ricardo, nomeado 1º Bispo Diocesano de Paris;
Dom José Roberto, nomeado 1º Bispo Auxiliar de Leiria-Fátima;
Dom Ryan Rosa, nomeado Bispo Auxiliar de Aparecida.
Durante a homilia, o Santo Padre exortou os novos bispos a configurarem sua vida ao Cristo Bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas. Recordou-lhes que o ministério episcopal não é honra, mas serviço; não é promoção, mas entrega total ao rebanho confiado.
Ao término da solene celebração, os novos bispos, visivelmente emocionados, receberam os sinais do episcopado: o anel, a mitra e o báculo pastoral, e foram acolhidos com aplausos pela multidão de fiéis presentes, autoridades eclesiásticas, membros da Cúria Romana, familiares e representantes das Igrejas locais.
A solene celebração marca não apenas um momento importante na vida dos novos prelados, mas também o vigor da Igreja, que continua a ser edificada sobre a pedra que é Pedro, em comunhão com o Romano Pontífice. Dom Ítalo Silva, Dom Gabriel Mendes, Dom Dayvison Ricardo, Dom José Roberto e Dom Ryan Rosa unem-se agora ao Colégio Episcopal como sucessores dos Apóstolos, chamados a ensinar, santificar e governar o povo de Deus com sabedoria, zelo e amor pastoral.
Que os santos Apóstolos Pedro e Paulo, cujas relíquias guardam a cidade de Roma, intercedam por esses novos bispos para que sejam pastores segundo o Coração de Cristo, firmes na fé, ardentes na esperança e fecundos na caridade.
"Episcopus est amoris servus: quem muito ama, muito se entrega."
Acompanhe algumas Fotos:
Dado e Passado na sede do Vatican News, sob o pontificado de Gregório V, ao décimo quinto dia do mês de julho do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco, memória de São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja.
In corde Christi
✠ Ítalo Silva
Tituli di Aquae in Numidia
Diretor do Jornal L’Osservatore Romano – Edição Lusófona
Postar um comentário