Noticiário | Papa Gregório V faz novas Nomeações para a Igreja



PAPA GREGÓRIO V ANUNCIA NOVAS NOMEAÇÕES PARA A IGREJA

Dom Gustavo Cardeal Paes é agradecido e acolhido na Cidade Eterna. Dom Marco Antônio Cardeal Martins nomeado Arcebispo de São Paulo, e Dom Rhyan Victor assume como Bispo de Brasília


Com grande solenidade e espírito de continuidade apostólica, Sua Santidade, Papa Gregório V, Pontífice Máximo da Santa Sé em Minecraft, assinou no dia 28 de maio do Ano Jubilar de 2025 três importantes bulas de nomeação episcopal, promovendo mudanças significativas nas estruturas pastorais da Igreja.


DOM GABRIEL CARDEAL MONTEIRO NOMEADO VIGÁRIO GERAL PARA A DIOCESE DE ROMA


Através da Bula de Nomeação Episcopal “Ad perpetuam rei memoriam”, o Santo Padre nomeou como novo Vigário Geral da Diocese de Roma o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Gabriel Cardeal Monteiro, reconhecendo nele “não só as virtudes, mas também o zelo pastoral necessário para este ofício”. O Papa, usando de sua autoridade apostólica, confiou a Dom Gabriel a tarefa de “ser para eles, clero e povo, verdadeiro pastor, a exemplo de Cristo que apascenta as ovelhas e sacrifica a vida por elas.”

A nomeação de Dom Gabriel marca também o fim do mandato de Dom Gustavo Cardeal Paes, a quem o Papa agradeceu publicamente:


> “Com gratidão e reconhecimento, elevamos nossas preces pelo ministério desempenhado por Dom Gustavo Cardeal Paes, que com dedicação e prudência serviu esta Diocese nos últimos meses.”



Dom Gustavo, por sua vez, passa a residir na Casa Santa Marta, no coração do Vaticano, de onde continuará a colaborar com os Dicastérios da Cúria Romana, trazendo sua experiência à missão universal da Igreja.


DOM MARCO ANTÔNIO CARDEAL MARTINS ASSUME COMO NOVO ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO PAULO





Tornando-se vacante a Arquidiocese de São Paulo pela nomeação de Dom Gabriel para Roma, o Papa confiou este imenso rebanho ao zelo pastoral de Dom Marco Antônio Cardeal Martins, até então Bispo de Brasília.

A Bula de nomeação, profundamente marcada por expressões de amor à Arquidiocese Paulistana, afirma:


> “Essa enorme porção possui muitas dioceses sufragâneas ao seu território, como a Diocese de Brasília e a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro.”


“Com confiança em sua dedicação à Santa Igreja, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Arcebispo Metropolitano de São Paulo...”


Dom Marco é exortado pelo Papa a manter viva a formação sacerdotal e o zelo missionário, para que São Paulo continue a ser um berço de santos ministros do Senhor.


DOM RHYAN VICTOR É O NOVO BISPO DIOCESANO DE BRASÍLIA


A nomeação de Dom Marco para São Paulo exigiu também a escolha de um novo pastor para a Diocese de Brasília. A escolha recaiu sobre Dom Rhyan Victor, que, segundo a bula, foi reconhecido por sua vida, zelo e firme disposição pastoral.

Com palavras intensamente pastorais e paternas, o Papa assim o exortou:


> “Amado Irmão, o Senhor te chama a ser um Pastor com presença marcante, que caminhe à frente do povo, com o propósito firme de santidade...”


“Sê promotor das vocações... amigo dos consagrados, pai dos fiéis leigos, conselheiro dos jovens e conforto dos idosos e enfermos...”


O Papa confiou o novo bispo à proteção de Nossa Senhora Aparecida, São José e São João Maria Vianney, modelo de todo pároco.


UMA IGREJA EM CONTINUIDADE, FIDELIDADE E RENOVAÇÃO


As três nomeações revelam não apenas a prudência do Papa Gregório V na condução da Igreja, mas também seu comprometimento com a fidelidade à missão recebida de Cristo e sua atenção pastoral às realidades locais.

Que a Igreja, sob a condução destes novos pastores, continue a brilhar “como luz no mundo” (cf. Fl 2,15), guiando os fiéis na caridade e na verdade.



Dado e Passado em Roma, ao 28º dia do mês de maio do ano Jubilar de 2025.


Por Cônego Ítalo Silva

Diretor do L’Osservatore Romano Minecraft

Cidade do Vaticano (Minecraft) – Santa Sé


0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem