Noticiário | Papa Gregório V celebra Santa Missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros e restabelece a Comissão para a Reforma da Formação Presbiteral



 “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas” – Papa Gregório V celebra Santa Missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros e restabelece a Comissão para a Reforma da Formação Presbiteral


Na tarde deste domingo, 11 de maio de 2025, às 15h, o Santo Padre, o Papa Gregório V, presidiu com grande solenidade a Santa Missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em ação de graças pelas obras de reforma recentemente concluídas no venerável templo, cujas estruturas foram renovadas em vista da preparação para o Grande Jubileu dos 5 anos da Comunidade Católica Minecraft.

A celebração coincidiu com o IV Domingo da Páscoa, tradicionalmente chamado Domingo do Bom Pastor, ocasião litúrgica na qual a Igreja contempla Cristo como o Pastor Eterno que guia, protege e dá a vida por seu rebanho. A Basílica, restaurada com zelo e reverência, acolheu fiéis, bispos, presbíteros e seminaristas de todas as regiões da Comunidade eclesial, num clima de viva comunhão e profunda escuta da Palavra.


Reflexão sobre a escuta e a docilidade: o coração da homilia papal


Durante sua homilia, o Santo Padre desenvolveu uma rica meditação sobre o Evangelho de São João (cf. Jo 10,27-30), no qual Jesus afirma: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” O Papa exortou os fiéis a cultivarem a docilidade espiritual, reconhecendo-a como virtude indispensável na vida cristã:


> “A Igreja é, antes de tudo, este lugar onde se escuta. Onde não se grita para impor, mas onde se cala para escutar. A ovelha não segue qualquer voz, mas somente aquela que conhece.”


Referindo-se aos cinco anos da comunidade, o Papa recordou as crises de comunhão que, por vezes, surgem no caminhar eclesial:


> “Quantas vezes, ao longo desses anos, vimos pessoas que, em vez de escutar, preferiram reagir; em vez de confiar, desconfiaram; em vez da unidade, optaram pela divisão. Isso é falta de docilidade ao Evangelho.”


Relembrando que a verdadeira força espiritual não está na imposição, mas na escuta humilde da voz do Senhor, o Papa convocou todos os batizados – leigos, consagrados e ministros ordenados – a renovarem sua fidelidade à única voz do Bom Pastor.


Acompanhe algumas imagens da Celebração:










"As fotografias apresentadas foram extraídas do portal oficial Vatican News Minecraft, tiradas pela Madre Mariana Ribeiro, que constitui a fonte primária das imagens."


Anúncio do Motu Proprio “Boni Pastoris Imaginem” e a reforma da formação presbiteral


Ao término da Celebração Eucarística, o Santo Padre anunciou e promulgou solenemente a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio intitulada “Boni Pastoris Imaginem”, um marco decisivo para o futuro da formação dos ministros ordenados da Comunidade Católica no Minecraft.

O documento, redigido com linguagem firme e pastoral, determina o restabelecimento da Comissão para a Reforma da Apostila de Formação Presbiteral, com o objetivo de revisar, atualizar e fortalecer os itinerários formativos dos futuros sacerdotes à luz da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, que contempla as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral.

O Papa justifica a decisão afirmando:


> “A formação presbiteral não pode ser improvisada nem conduzida por caminhos incertos. Dela depende, em larga medida, a santidade, a fidelidade e a eficácia da missão da Igreja.”


Reconhecendo que tal missão foi, em certo tempo, interrompida ou enfraquecida, o Pontífice expressou a necessidade de retomá-la com novo vigor, sem jamais trair a Tradição viva da Igreja.



Membros da nova Comissão para a Reforma da Formação Presbiteral


Com autoridade apostólica, o Papa Gregório V nomeou os seguintes membros da Comissão, composta por bispos e sacerdotes experientes, dotados de sabedoria e espírito pastoral:

Dom Emanuel Gomes, Presidente

Dom Eduardo Cardeal Taras, Vice-Presidente

Dom Pedro Lima, Secretário

Mons. Ricardo Dayvison, Membro

Mons. Ruan Guilherme, Membro

Mons. Alexandre Costa, Membro

Cônego Victor Gabriel, Membro


A Comissão terá prazo de um (1) mês para apresentar uma nova proposta de apostila formativa ao Dicastério para os Seminários, que a examinará antes de sua promulgação definitiva.

O Papa concluiu seu pronunciamento destacando que:


> “Na figura do Bom Pastor, vemos o modelo perfeito do sacerdote: aquele que conhece, conduz e dá a vida por suas ovelhas. Que esta Comissão seja instrumento dócil nas mãos de Deus.”


Encerrando a celebração e o decreto, o Papa confiou o trabalho da Comissão à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes, e de São João Maria Vianney, patrono do clero, cuja vida humilde e fervorosa tornou-se modelo perene para os pastores do povo de Deus.




Por Cônego Ítalo Silva
Diretor do Jornal L’Osservatore Romano – Edição Lusófona
Oficial da Arquidiocese Metropolitana de Mariana-MG


0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem